Por que a Autoestima é importante?
A Autoestima é a percepção que temos de nós mesmos. Portanto, é a capacidade que temos de amar, valorizar, cuidar e respeitar a nós mesmos. É quanto valorizamos cada um dos aspectos em nossas vidas. Apoia a fundação de nossa identidade. É nossa principal fonte de apoio.

Uma Autoestima saudável sustenta todas as experiências positivas em nossas vidas e influencia todas as nossas decisões e escolhas mais significativas. Assim, molda o tipo de vida que criamos. Como indivíduos, não podemos nos comportar além dos limites do modo como nos vemos, quaisquer que sejam esses limites.Então, se você tem uma baixa Autoestima, você acaba se limitando de diversas formas. Portanto, a autoestima é muito importante, pois pode afetar todos os aspectos de nossas vidas.
O diálogo interno negativo, consciente ou inconscientemente, apenas reforça os pensamentos negativos e nos coloca ainda mais para baixo para baixo. Nossas mentes começam a acreditar que o que pensamos e o que nos dizemos é verdade, pois os fatos e nosso comportamento mudam de acordo com a forma como nos sentimos.
Nossas ações dependem da forma em como nos vemos, de quão positiva é a nossa Autoestima.
Se temos baixa autoestima não reconhecemos o nosso próprio valor e podemos desenvolver sentimentos de rejeição, insatisfação ou desprezo em relação a nós mesmos. Isto traz diversas consequências, como falta de Autocuidado e Autorrespeito, nos tornamos excessivamente sensíveis às críticas.
A forma como nos avaliamos e o que pensamos sobre nós mesmos, tem um resultado direto em nossa produtividade. Avaliar-se de forma negativa provavelmente fará com que você não seja tão produtivo quanto se tivesse uma Autoestima saudável, isto por não se ver como uma pessoa competente e disposta a enfrentar riscos.
Ao contrário do que pode pensar algumas pessoas, ter uma Autoestima saudável não significa ter um grande ego, e ser arrogante, não existe a necessidade de competir com os outros, e provar o próprio valor, ao contrário do que pode acontecer com as pessoas que tem baixa Autoestima.
Quando reconhecemos nosso valor individual e conseguimos apreciar as nossas qualidades, também levando em consideração nossas falhas e fraquezas, conseguimos ser nós mesmos, exercer nossos papéis no mundo com mais tranquilidade e consciência.
O derradeiro desejo da maioria de nós é ser feliz. Cada um de nós é um indivíduo único e tem um conjunto particular de Propósito, Valores, Visão para a vida e Objetivos. Entre outras questões, estes fatores contribuem para formar a individualidade de cada um.
Estes pontos ajudam a formar a base da nossa identidade. É preciso uma grande crença interior para intensificar e buscar a vida que você quer viver e os objetivos que você deseja alcançar.

Abaixo pontos que fazem a Autoestima ser tão importante:
Uma Autoestima saudável também nos permite administrar as críticas e quando uma pessoa discorda das nossas opiniões ou comportamentos. Compreendemos que todos tem direito a sua própria opinião e não nos ofendemos quando discordam do que pensamos.
Aceitamos desafios com mais facilidade. Quando você surge uma situação em que somos desafiados a sair da zona de conforto, podemos supor que por ser algo novo e não acreditarmos que temos a capacidade de sermos bem sucedidos, iremos falhar. Ou podemos encarar como uma oportunidade de aprendizado e de expansão dos nossos limites. Estas duas abordagens são a diferença entre uma pessoa com autoestima negativa e uma pessoa com autoestima saudável. Esta última permite que você entenda que precisa se esforçar para evoluir, e correr riscos e assumir desafios faz parte deste processo.
A autoestima tem uma grande influência na capacidade de resiliência. É importante acreditar na própria capacidade de resolver problemas e passar por situações adversas quando elas acontecerem. Existe uma crença de que se é capaz e suficiente para lidar com as adversidades das vida a quais todos estamos sujeitos.
Muitas vezes, o fracasso é garantido por causa do perfeccionismo. Seu desejo de ser perfeito significa que você não dará início à tarefa ou projeto até que possa ter certeza de que alcançará um resultado perfeito. Quando você sente a necessidade de ser perfeito, está se preparando para o fracasso. O melhor que você pode fazer em qualquer momento é fazer o seu melhor. Aqueles que tem uma Autoestima saudável aprendem com os erros e as más decisões. Quando perdemos a necessidade de sermos perfeitos, aprende com os erros, em vez de nos repreendermos por eles.
Todos os seres humanos são falíveis. No desenvolvimento de autoestima, você precisa reconhecer que erros e falhas vão acontecer. Você precisa parar de vê-los como um problema e começar a vê-los como uma ocorrência natural que oferece uma maravilhosa oportunidade de aprender e crescer.
A autoestima também influencia a qualidade dos nossos relacionamentos e interações interpessoais pois determina o que iremos tolerar e que tipo de pessoas iremos escolher para conviver.
Estes são apenas alguns dos pontos em que a Autoestima intervém em nossas vidas, sustentando todas as nossas experiências.
Dedicar-se a ter mais autoestima é uma das melhores escolhas que você pode fazer por você e pelos resultados dos seus objetivos, não importa quais sejam eles.
30 perguntas para avaliar a autoestima
Seu site realmente é muito bom, e as matérias foram bastante esclarecedoras. Eu gostei, acho até que você deveria falar mais sobre isto, obrigada!