1. Praticar autorreflexão frequentemente
Para ter autoconsciência, é necessário a prática de um exercício de reflexão. Isto significa investir um tempo para olhar-se honestamente, com uma intenção investigativa de perceber e compreender a razão – e a consequência – das suas emoções e ações. Teoricamente é algo simples de ser feito mas na prática, em um mundo tão barulhento e com tantas demandas, sabemos que não é assim tão simples. Este é um exercício que deve ser feito constantemente e é um passo inevitável para todos aqueles que buscam formas de desenvolver autoconhecimento. Comece investindo alguns minutos por dia e idealmente, anote as suas impressões.

2. Escrever
Anotar os seus pensamentos e percepções no papel te ajuda a se entender melhor, especialmente quando esta prática torna-se um hábito e você começa a traçar paralelos e fazer correlações. Reserve um tempo a cada noite para escrever sobre seus pensamentos e sentimentos, seus comportamentos, seus sucessos e fracassos. Isso ajudará você a crescer e avançar em suas conquistas
3.Olhar para si mesmo objetivamente
Se ver de forma objetiva não é uma tarefa das mais simples, já que somos seres enviesados de muitas facetas e camadas, mas com algum esforço é possível adquirir uma percepção objetiva e realista de si mesmo. Quando você conseguir se ver objetivamente, poderá aprender a se aceitar e se desenvolver também de forma objetiva.
4. Entender suas prioridades e defina objetivos
Frequentemente perdemos tempo demasiado com as emergências do dia-a-dia e deixamos para depois o que realmente importa. Ter claro quais são as suas prioridades te ajudará a ter mais foco e disposição para se engajar nas atividades que importam para o seu futuro, em vez de somente resolver as demandas do presente. Uma vida significativa e autêntica quase sempre exige preparação e dedicação, por isto saber o que você realmente quer e quais os passos necessários para chegar lá são fundamentais.
5.Pedir ajuda a pessoas de confiança
A forma como nos vemos nem sempre corresponde à forma como as pessoas próximas nos enxergam. Consultar pessoas de confiança pode ser uma grande ajuda para nos vermos com mais objetividade, tanto nas qualidades quanto nas falhas e fraquezas. Diga aos seus amigos quando você está procurando por perspectivas abertas, honestas, críticas e objetivas. Permita que seus amigos se sintam seguros enquanto eles estão lhe dando uma visão informal e honesta.
Certifique-se de que seus amigos saibam que estão fazendo isto para ajudar em seu desenvolvimento pessoal.
6. Testes de personalidade e psicométricos
Existem testes sérios e robustos, que te ajudam a entender alguns dos seus traços e predisposições. Achei os assessments MBTI e EQ-I especialmente úteis em minha jornada de autoconhecimento. Eles dão vários indicadores de como você normalmente funciona. Possibilitam (se) enxergar por um outro ângulo, de uma forma mais explícita e de fácil compreensão.
7. Meditar e outros hábitos de atenção plena
O hábito da meditação é um excelente meio de autoconsciência e de prática de observação. É um caminho para se conscientizar dos próprios pensamentos e emoções. Existem diversas formas de meditar e a tecnologia pode te ajudar com isso. Muitos apps hoje ajudam meditadores neófitos.
8. Perguntar
Se você ainda não sabe algo, provavelmente não se fez a pergunta correta. As perguntas “matadoras” são capazes de te fazer pensar fora da caixa, mudar a percepção sobre si mesmo e as situações, uma boa pergunta é realmente capaz de gerar ação e mudanças. A arte de questionar é o que permite resolver problemas. Temos pressa em responder mas quase sempre não nos damos conta que boas respostas dependem de boas perguntas. Quando crianças questionávamos tudo, entretanto, a medida que crescemos esta prática decresce e passamos a nos conformar com respostas e práticas estabelecidas. Quanto menos questionamos, menos nos desenvolvemos.
9. Peça feedback no trabalho.
Além de consultar amigos e familiares, use um processo mais formal no trabalho para obter feedback. Se a sua empresa não fornecer uma maneira estruturada de fazer isso, tente implementar uma. Desde que seja construtivo e bem feito, ter uma opção de feedback formalizado nos permite refletir sobre nossas próprias forças e fraquezas.
Para ter um sistema de feedback formal eficaz no trabalho, você precisa de um processo adequado e de um gerente eficaz. Uma vez que o processo de feedback esteja concluído, é importante refletir sobre isso escrevendo os principais tópicos. Anote quaisquer pontos fortes e fracos surpreendentes que você não tenha percebido antes.
Se conhecer é trabalho de uma vida toda. Perceber e assimilar algumas características pessoais pode levar um certo tempo mas com certeza vale a pena e é etapa fundamental na construção de uma vida autêntica. Hábitos necessários para se tornar mais autoconsciente pode impactar positivamente outros aspectos de sua vida, especialmente seus relacionamentos interpessoais e intrapessoais.

Leia também:
30 perguntas para avaliar a autoestima
ACOMPANHE
Microcast
O Micro podcast da Academia de Autoestima
E-books
Baixe Gratuitamente