O que é o Crítico Interno?

É um tipo de Diálogo Interno, que tem um padrão crítico, destrutivo, muitas vezes severo e opressor. São vozes internas que todos nós ouvimos, mas estão longe de serem alucinações auditivas. Essas “vozes” ou pensamentos internalizados quase sempre são inconscientes e estão na raiz de grande parte dos comportamentos autodestrutivos e de autossabotagem. São os grandes responsáveis por não fazermos aquilo que sabemos que deveríamos e assim não agimos em nosso próprio interesse. É no mínimo intrigante!

Como o Crítico Interno nos afeta?

Imagina um grilo falante do mal, que fica no seu ombro falando baixinho que você não consegue, que você não é boa o bastante, que ninguém te leva a sério, que você não merece ser amada… Pois é, o Crítico Interno é tipo este grilo, só que mora dentro da sua cabeça! Essas “vozes” vão acabando com a nossa Autoconfiança, Autoestima, com os sentimentos positivos sobre nós mesmos, promovendo autocrítica.

Algumas pessoas têm vozes sobre sua carreira, como “Você nunca será bem-sucedido”, “Ninguém entende o quanto você trabalha duro” ou “Você está sob muita pressão, não consegue lidar com esse estresse”. Muitas pessoas experimentam vozes sobre seu relacionamento, como “Ele não se importa com você”, “Você está melhor sozinho” ou “Não fique vulnerável, só se machuca”. É inevitável que pensamentos deste tipo acabem afetando o comportamento. Podemos ficar na defensiva, assumir o papel de vítima, estacionar na zona de conforto, não correr riscos. Ou seja, o crítico interno impede o nosso desenvolvimento, e em última instância, podemos dizer que impossibilita ou dificulta a sensação de felicidade.

Embora a maioria de nós tenha consciência de alguns aspectos dessa voz interior, muitos de nossos pensamentos negativos existem em um nível inconsciente. Às vezes, podemos reconhecer o que nossa voz interior crítica está nos dizendo, enquanto em outros momentos, podemos não ser claros sobre o nosso pensamento negativo e simplesmente aceitá-lo como sendo verdadeiro. Muitas vezes desconhecemos o impacto destrutivo que esses pensamentos estão tendo em nossas emoções, ações e na qualidade geral de nossas vidas.

Leia também:

Autossabotagem

Autoimagem Corporal e Autoestima

Como desenvolver Autoestima