21 Passos para trabalhar a Autoestima
O caminho para desenvolver a Autoestima e se amar mais é pessoal para cada um, e é um exercício de dedicação constante, de toda uma vida. Não basta simplesmente decidir, ações conscientes são necessárias na construção de qualquer relacionamento e não é diferente consigo mesmo. Sugiro alguns pontos a serem considerados e trabalhados
1. AUTOCONHECIMENTO:
Tenha consciência de quem é você. Do que você gosta, do que não gosta. Quais são as suas qualidades e os seus pontos fortes ? Quais são os seu valores ? O que quer fazer e o que deseja conquistar? Parece óbvio ? Muitas pessoas não tem ideia. Como você irá se valorizar como pessoa, se não se conhece?
2. ACEITE-SE:
Depois que você entender quem é, aceite. Algumas coisas podem ser mudadas, outras não. De qualquer modo, você é uma edição rara e limitada. Um ser único, com qualidades e defeitos, digno de amor e respeito como todos os outros.
3. CRÍTICO INTERNO:
É aquela vozinha interior que todos nós temos. Aquela que te diz que você não é bom o suficiente, que não vai conseguir, que todo mundo é melhor que você. Esta voz é só o que você pensa sobre você mesma, não é a verdade. Substitua o que você costuma pensar de si por novas crenças, que sejam positivas e verdadeiras.
4. APROVAÇÃO:
Uma característica comum em pessoas que tem uma baixa autoestima é depender da aprovação e da opinião de outras pessoas, muitas vezes pessoas que nem são importantes e não fazem a menor diferença na sua vida. A sua opinião e a sua vontade são sempre mais importantes.
5. PERDOE-SE:
Todos já erramos e fizemos escolhas ruins no passado. Tudo bem, é assim que crescemos. Você não pode mudar o que já aconteceu mas pode escolher mudar como encara a situação e como prefere se escolher a respeito.
6. PESSOAS NEGATIVAS:
Sabe aquelas que pessoas que só reclamam, aquelas que te criticam ( críticas construtivas e expostas com amor são sempre bem vindas ), e te alfinetam sempre que podem ? Pois é, elas não estão trazendo nada de bom para a sua vida. É preciso se afastar de forma consciente. Uma pessoa que se ama, preza pelos bons relacionamentos. Afastar-se de pessoas negativas é regra de ouro para desenvolver-se.
7. AGRADEÇA:
As pessoas com boa autoestima normalmente veem o copo meio cheio e são gratas pelo aquilo que têm. Todos temos motivos para agradecer. Todos os dias.
8. PARE DE ADIAR:
Sabe aquela lista de pendências a resolver? Faça uma lista e vá resolvendo. Isso vai aumentar a consideração e o respeito por si. Um dos fatores mais citados por pessoas que não se admiram é o fato de não fazerem o que precisa ser feito
9. ASSUMA RISCOS:
Comece com pequenos passos, se desafie. Dê uma chance de mostrar a si mesma que você é capaz. Isso vai fazer aumentar a sua autoconfiança e naturalmente você ficará orgulhosa de si mesma.

10. PEQUENOS PRAZERES:
Inclua em sua rotina atividades que te dão prazer. Simplesmente porque você gosta e merece.
11. NÃO SE COMPARE:
Comparar-se é o caminho mais curto para abalar o amor próprio e a autoconfiança. Sempre terão pessoas mais bem sucedidas, em todas as áreas, sempre. E não tem problema ! Todos temos méritos, qualidades e desafios. ” Quando você se compara, você perde” – Osho
12. HONESTIDADE:
Confiança vem ao saber que o que você está fazendo é certo e é certo para você.
13. DIZER NÃO:
Na ânsia por aprovação e amor, muitas pessoas não dizem não e muitas vezes passam por cima de seus valores e da própria integridade. Acabam ficando com raiva de si. Não tá afim, não concorda ? Diga não. Não precisa ser grosseiro. Se a outra pessoa se ofender, ela que é ofensível.
14. INTUIÇÃO:
Todos temos. Escute.
15. ESTEJA PRESENTE:
Um dos maiores presentes que você pode dar a si mesmo, é estar presente, a cada chance que tiver. Sua vida não está entre os momentos de seu nascimento e morte e sim entre o agora e sua próxima respiração.
16. CUIDE-SE:
Uma pessoa que se ama, cuida de si e de sua saúde.
17. NÃO SE LEVE A SÉRIO:
Vamos errar, cair, falhar. É inevitável. Rir deixa tudo mais leve.
18. PROCURE AJUDA:
Não somos super-heróis. Todos precisamos de ajuda em algum momento. Tá difícil sozinho? Procure amigos, família, profissionais. Lembre-se quem se ama, se cuida.
19. AUTOCOMPAIXÃO:
Solidarize-se com a sua própria dor e sofrimento, eles fazem parte da experiência humana. Leia + sobre Autocompaixão AQUI
20. METAS:
Tenha metas e objetivos para a vida, nas diversas áreas.
21. ESPIRITUALIDADE:
Não importa o que você entende por espiritualidade. Pode ser ficar em silêncio, pode ser estar na natureza. É o que faz sentido para você.
Como identificar a baixa Autoestima
2 Comentários
Enviar um comentário
Acompanhe
Microcast
O micro podcast da Academia de Autoestima no Spotify.
Gratuitos
Conheça o material gratuito disponível para você utilizar.
Não consigo confia em ninguém pra min as pessoas ficam com migo por brincadeira
Mirella isto provavelmente ocorre por algo anterior à confiança. Até que uma pessoa enxergue e acolha as suas qualidades, dificilmente ela se sentirá uma pessoa digna de ser amada. E aí vai sempre pensar… Porque esta pessoa está comigo? O que ela viu em mim?
Com certeza você tem diversas qualidades e características que te tornam uma pessoa que merece receber amor. Todos nós temos. Você precisa aprender a se ver desta forma.
Te desejo tudo de bom.
Beijinhos,
Marina