Como Desenvolver Autoestima ?

21 Passos para trabalhar a Autoestima

O caminho para desenvolver a Autoestima e se amar mais é pessoal para cada um, e é um exercício de dedicação constante, de toda uma vida. Não basta simplesmente decidir, ações conscientes são necessárias na construção de qualquer relacionamento e não é diferente consigo mesmo. Sugiro alguns pontos a serem considerados e trabalhados

1. Autoconhecimento:

Tenha consciência de  quem é você. Do que você gosta, do que não gosta. Quais são as suas qualidades e os seus pontos fortes ? Quais são os seu valores ? O que quer fazer e o que deseja conquistar?  Parece óbvio ? Muitas pessoas não tem ideia. Como você irá se valorizar como pessoa, se não se conhece?

2. Autoaceitação:

Depois que você entender quem é, aceite. Algumas coisas podem ser mudadas, outras não. De qualquer modo, você é uma edição rara e limitada. Um ser único, com qualidades e defeitos, digno de amor e respeito como todos os outros.

3. Crítico Interno:

É aquela vozinha interior que todos nós temos. Aquela que te diz que você não é bom o suficiente, que não vai conseguir, que todo mundo é melhor que você. Esta voz é só o que você pensa sobre você mesma, não é a verdade. Substitua o que você costuma pensar de si por novas crenças, que sejam positivas e verdadeiras.

4. Aprovação:

Uma característica comum em pessoas que tem uma baixa autoestima é depender da aprovação e da opinião de outras pessoas, muitas vezes pessoas que nem são importantes e não fazem a menor diferença na sua vida. A sua opinião e a sua vontade são sempre mais importantes.

5. Perdoe-se:

Todos já erramos e fizemos escolhas ruins no passado. Tudo bem, é assim que crescemos. Você não pode mudar o que já aconteceu mas pode escolher mudar como encara a situação e como prefere se escolher a respeito.

 

6. Pessoas Negativas:

Sabe aquelas que pessoas que só reclamam, aquelas que te criticam ( críticas construtivas e expostas com amor são sempre bem vindas ), e te alfinetam sempre que podem ?  Pois é, elas não estão trazendo nada de bom para a sua vida. É preciso se afastar de forma consciente. Uma pessoa que se ama, preza pelos bons relacionamentos. Afastar-se de pessoas negativas é regra de ouro para desenvolver-se.

 

7. Agradeça:

As pessoas com boa autoestima normalmente veem o copo meio cheio e são gratas pelo aquilo que têm. Todos temos motivos para agradecer. Todos os dias.

 

8. Pare de Adiar:

Sabe aquela lista de pendências a resolver? Faça uma lista e vá resolvendo. Isso vai aumentar a consideração e o respeito por si. Um dos fatores mais citados por pessoas que não se admiram é o fato de não fazerem o que precisa ser feito

 

9. Assuma riscos:

Comece com pequenos passos, se desafie. Dê uma chance de mostrar a si mesma que você é capaz. Isso vai fazer aumentar a sua autoconfiança e naturalmente você ficará orgulhosa de si mesma.

 

10. Pequenos prazeres:

Inclua em sua rotina atividades que te dão prazer. Simplesmente porque você gosta e merece.

 

11. Não se compare:

Comparar-se é o caminho mais curto para abalar o amor próprio e a autoconfiança. Sempre terão pessoas mais bem sucedidas, em todas as áreas, sempre. E não tem problema ! Todos temos méritos, qualidades e desafios. ” Quando você se compara, você perde” – Osho

 

12. Honestidade: 

Confiança vem ao saber que o que você está fazendo é certo e é certo para você.

 

13. Dizer não:

Na ânsia por aprovação e amor, muitas pessoas não dizem não e muitas vezes passam por cima de seus valores e da própria integridade. Acabam ficando com raiva de si. Não tá afim, não concorda ? Diga não. Não precisa ser grosseiro. Se a outra pessoa se ofender, ela que é ofensível.

 

14. Intuição:

Todos temos. Escute.

 

15. Esteja Presente: 

Um dos maiores presentes que você pode dar a si mesmo, é estar presente, a cada chance que tiver. Sua vida não está entre os momentos de seu nascimento e morte e sim entre o agora e sua próxima respiração. 

 

16. Cuide-se:

Uma pessoa que se ama, cuida de si e de sua saúde.

 

17. Não se leve a sério:

Vamos errar, cair, falhar. É inevitável. Rir deixa tudo mais leve.

 

18. Procure ajuda:

Não somos super-heróis. Todos precisamos de ajuda em algum momento. Tá difícil sozinho? Procure amigos, família, profissionais. Lembre-se quem se ama, se cuida.

 

19. Autocompaixão:

Solidarize-se com a sua própria dor e sofrimento, eles fazem parte da experiência humana. Leia + sobre Autocompaixão AQUI

 

20. Metas:

Tenha metas e objetivos para a vida, nas diversas áreas.

 

21. Espiritualidade:

Não importa o que você entende por espiritualidade. Pode ser ficar em silêncio, pode ser estar na natureza. É o que faz sentido para você. 

últimos posts:

Mulheres e a Autoestima

Neste artigo, exploraremos a importância da autoestima para as mulheres e como ela pode impactar os relacionamentos amorosos, a amizade e as relações familiares. Entender essas conexões é fundamental para promover relacionamentos saudáveis e significativos. Vamos mergulhar nessa jornada de autodescoberta e crescimento pessoal.

Ler »

Desvendando o Segredo da Autoestima

Quando você se avalia de forma positiva existe autorrespeito e autoconfiança. Existe uma satisfação em ser quem é. A autoestima é o que pensamos, sentimos e acreditamos sobre nós mesmos.

Ler »

Estratégias infalíveis para aumentar a sua Autoestima

Sentir-se inferior, pensar mal de si mesma, se por pra baixo. Essas são algumas formas da baixa autoestima operar.

Se você passa por isto sabe o quanto prejudica e atrapalha a vida, de diversas formas possíveis e em diversas áreas. Para mudar a forma como você se vê e assim desenvolver uma autoestima positiva, é necessário mudar não somente o seu pensamento, mas também alguns hábitos.

Ler »

Jornada Semear

Autoconhecimento para mulheres que desejam se reconectar com sua essência e resgatar a autoestima

E-book

Autoestima: Sistema Imunológico da Mente; Autossabotagem

Microcast

Pequenos áudios para provocar reflexão e mudanças

Respostas de 2

  1. Não consigo confia em ninguém pra min as pessoas ficam com migo por brincadeira

    1. Mirella isto provavelmente ocorre por algo anterior à confiança. Até que uma pessoa enxergue e acolha as suas qualidades, dificilmente ela se sentirá uma pessoa digna de ser amada. E aí vai sempre pensar… Porque esta pessoa está comigo? O que ela viu em mim?
      Com certeza você tem diversas qualidades e características que te tornam uma pessoa que merece receber amor. Todos nós temos. Você precisa aprender a se ver desta forma.
      Te desejo tudo de bom.

      Beijinhos,
      Marina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Academia de Autoestima

Técnicas e prática para desenvolvimento de Autoestima

Academia de Autoestima® 2024  – Todos os Direitos Reservados

Este site utiliza Cookies para melhorar a sua experiência de navegação. Ao prosseguir você concorda com a nossa Política de Privacidade.