Não gosto da minha aparência - Parte I
Autoestima tem a ver com beleza?
Nas últimas semanas recebi muitas mensagens sobre o mesmo tópico, por isso eu achei que precisava abordar esta questão hoje. Não cheguei a contar, mas foram várias mensagens de mulheres falando que tem uma autoestima baixa por causa da aparência, porque não gostam do que veem no espelho, não se acham bonitas e atraentes.
Bom, vamos partir do pressuposto que o que todo ser humano quer é ser feliz, se sentir amado, aceito e pertencente, mas no final das contas o que todo mundo quer é ser feliz.

Trabalhando com mulheres nos últimos anos, é muito comum surgir esse assunto da aparência, da beleza e da vaidade, e quando falamos em autoaceitação quase todas as pessoas falam em aceitação da própria aparência.
Quando esta questão é explorada, as mulheres falam: “Ah, se eu fosse mais bonita eu sei que teria mais autoestima”, “eu não consigo gostar de mim, se eu fosse mais bonita teria mais autoconfiança”… Acaba voltando ao “querer ser feliz” que citei anteriormente. Isto é um ponto.
A beleza nem sempre pode ser separada da autoestima, mas elas não estão necessariamente ligadas em todos os casos.
Prefere ouvir? Aperte o Play
O outro ponto é, nos sentimos feios ou bonitos quando nos comparamos. Eu me acho baixinha no alto dos meus 1,56 cm porque eu já vi mulheres de 1,80 cm ou mais. Algumas mulheres não gostam de seus cabelos cacheados porque comparam com aquelas que tem cabelos lisos. Outras não se sentem bem com seus corpos porque são muito magras e não se sentem desejáveis quando se comparam à mulheres curvilíneas. É claro que a comparação por si só é péssimo para a autoestima mas quando nos comparamos e não gostamos do que vemos, muitas vezes até a ponto de ficarmos deprimidas, é porque existiu esta comparação, certo? Passamos a querer aquilo que vimos em outra pessoa, seja lá o que for.
É claro que não tem nada demais não gostar de uma partezinha ou outra da própria aparência. Isto é completamente normal e aceitável, não é disso que estou falando. Falo de pessoas que deixam de ser felizes ou são menos felizes porque se sentem mal com o próprio corpo, porque não conseguem se aceitar. Neste caso, se aceitar fisicamente.
Estou falando mais em mulheres porque nós somos mais cobradas e sofremos mais com esta questão, mas se o que todo mundo quer é ser feliz, o que me faz pensar que se eu tiver uma aparência mais próxima da fulana ou da ciclana é isto que está me faltando para eu ser mais feliz? O que me faz querer ser mais parecida com outra pessoa? Porque queremos ter características que não são nossas? Será que no fundo não é vontade de ter a felicidade que se imagina que a outra pessoa tem? Será que não é vontade de ter a autoconfiança e o carisma que a outra pessoa tem?

É no Autoconhecimento que tudo começa. Sem autoconhecimento não é possível ter uma autoestima saudável. Neste curso de 14 dias vamos explorar as principais áreas que envolvem você e a sua autoestima.





