O que é Autoestima ?

É a avaliação individual que cada um faz de si mesmo, levando em consideração todos os papéis que cada um de nós desempenha na vida.  É o que pensamos de nós mesmos, a forma como nos vemos. Em outras palavras, o quanto você aprecia e gosta de si mesmo.

A autoestima é frequentemente vista como um traço de personalidade, o que significa que ela tende a ser estável e duradoura. Pode envolver uma variedade de crenças sobre você, como a avaliação de sua própria aparência, crenças, emoções e comportamentos.

Considere a autoestima como as raízes de uma árvore. Quando a vida nos desafia, um senso  saudável de si nos permite permanecer firmes e resilientes.

 

 

Psicólogos sugeriram várias definições para Autoestima:

“A autoestima é uma opinião realista e apreciativa de si mesmo. Realista significa preciso e honesto. Apreciativo implica sentimentos e gostos positivos. ”(Glenn Schiraldi, p.20, The Self Esteem Workbook)

“As crenças e avaliações que as pessoas têm sobre si mesmas determinam quem são, o que podem fazer e o que podem se tornar.” (David Burns)

“Um julgamento pessoal de dignidade que é expresso nas atitudes que mantemos sobre nós mesmos.” (Stanley Coopersmith)

É possível uma pessoa não ter Autoestima ?

Como Autoestima é a avaliação que cada um faz de si mesmo, todos têm Autoestima. Algumas pessoas se avaliam de forma positiva e possuem uma Autoestima saudável, enquanto outras se avaliam de uma forma negativa e dispõem de uma baixa Autoestima.

 

Como a Autoestima se forma ?

As raízes da Autoestima estão na primeira infância, dependendo de como a criança foi tratada, da quantidade de carinho, amor e atenção que ela recebeu. A forma como ela interpretou o valor que as pessoas importantes davam a ela também contam na formação deste valor individual subjetivo. Interações com amigos, parceiros amorosos e desempenho profissional também influenciam.

 

 

Qual é a diferença entre Autocompaixão e Autoestima?

Autoestima é a sua opinião sobre si mesmo, é o valor que você se dá, baseado na forma em como você se avalia.

Ter autocompaixão significa ser capaz de se olhar e se tratar com carinho e até mesmo com piedade, principalmente nos momentos difíceis, de dor ou fracasso. Agir com autocompaixão exclui vitimizar-se ou tratar-se com indulgência, mas oferecer suporte, apoio e respeito a si mesma, como você faria a uma pessoa amada, em vez de culpar-se, apontar os erros e agredir-se.

 

Por que a Autoestima é importante ?

A autoestima é crucial para uma atitude positiva em relação à vida. É um filtro através do qual experimentamos e reagimos a tudo o que acontece conosco.

É muito importante porque afeta como você pensa, age, tem forte influência em todas as escolhas que você faz e até na forma em como você se relaciona com outras pessoas. Ele permite que você viva a vida ao seu potencial.

Uma pessoa com autoestima saudável trata-se com respeito, não se coloca para baixo, pratica Autocuidado.

 

A necessidade de Autoestima desempenha um papel importante na hierarquia de necessidades do psicólogo Abraham Maslow, que retrata a Autoestima como uma das motivações humanas básicas. Maslow sugeriu que as pessoas precisam tanto de estima de outras pessoas quanto de respeito próprio. Ambas as necessidades devem ser satisfeitas para que um indivíduo cresça como pessoa e alcance a autorrealização.

É importante notar que a autoestima é um conceito distinto da autoeficácia, que envolve o quanto você acredita em lidar com ações, desempenho ou habilidades futuras. 

Leia também sobre as Consequências da baixa Autoestima.

Leia também:

Autossabotagem

Autoimagem Corporal e Autoestima

Como desenvolver Autoestima