Como saber se uma pessoa tem uma baixa Autoestima ?

Existem alguns testes para medir o nível de Autoestima de uma pessoa, como o provavelmente mais conhecido Escala Rosenberg , que é mais usada para pesquisa do que para fornecer um “diagnóstico”. No entanto, acho que o conhecimento sobre o tema sempre um bom caminho. Já falei em post anterior, que a Autoestima é o conceito que temos sobre nós mesmas, o valor que nos damos. É uma crença fundamental sobre si mesmo, os outros e o nosso lugar no mundo. Não tem a ver somente com se gostar fisicamente. Você pode me perguntar, quais são as implicações de uma baixa Autoestima? São várias, e negativas. A derradeira implicação é não assumir o controle da própria vida, assumir um papel de vítima e/ ou culpar-se, alimentando um sentimento de incapacidade e infelicidade. Torna-se um problema quando te impede de realizar e conquistar, impossibilitando ou dificultando um sentimento de plenitude. Baixa Autoestima não é doença, e sim um sentimento, por isto não existe um diagnóstico.
Como identificar a baixa Autoestima
Abaixo 17 sinais que podem indicar uma baixa Autoestima:
1. Comparar-se constantemente.
Sente-se bem quando percebe qua a sua grama é mais verde que a do vizinho e do outro lado da moeda, quando percebe-se inferior em algum aspecto experimenta sentimentos negativos como angústia, tristeza ou fracasso
2. Perfeccionismo.
Não no sentido de dar o melhor de si, mas em um looping de auto-cobrança que causa stress e ansiedade ou simplesmente paralisa a ação. Os menores erros geram uma sensação de incapacidade ou inadequação
3. Dependência física e emocional de outras pessoas
4. Comprar coisas caras, que não pode pagar, para sentir-se bem.
5. Preocupação excessiva com a opinião de terceiros, com o que vão pensar e/ ou falar
6.Está sentada no papel de vítima, sente autopiedade
7. Não diz o que pensa, não se expressa por receio de não ser aceita ou deixar de ser amada
8. Desculpa-se por tudo. Mesmo quando sabe que a culpa não é sua
9. Dificuldade em dizer não. Também por receio de não ser aceita ou deixar de ser amada
10. Atribui suas conquistas à sorte ou Deus, não considera os próprios méritos
11. Dificuldade em receber elogios
12. Não acredita em suas capacidades
13. Não enxerga suas qualidades
14. Culpa-se pelas mínimas falhas e erros. Até mesmo quando outros são os responsáveis
15. Não aceita bem críticas, mesmo as construtivas. Leva para o pessoal e se ofende
16. Cultiva o hábito de falar mal e criticar outras pessoas, para se valorizar
17.Fala excessivamente sobre seus feitos, méritos e conquistas, muitas vezes até conta pequenas mentiras para assim se sentir valorizada e apta a ser amada.
O Autoconhecimento, a percepção de que se tem uma Autoestima a ser desenvolvida é o primeiro passo para sair deste ciclo. Algumas mulheres se culpam ou se vitimizam por ter este sentimento. Nada disto! Se você se percebeu com alguns ou muitos sinais destes acima indicados, o primeiro passo é se respeitar, aceitar e entender. Seja gentil e carinhosa com você mesma. Se compreenda, e dê o apoio que você daria à uma pessoa amada que se descobre assim. Amar a si próprio é um trabalho de autoconhecimento e um projeto que nunca acaba.

PARTICIPE DA PESQUISA DE AUTOESTIMA
Suas respostas são confidenciais e vão nos ajudar a melhorar nossos serviços e conteúdo.
São só 2 minutos ; )
ACOMPANHE
Microcast
O Micro podcast da Academia de Autoestima
E-books
Baixe Gratuitamente