Para que serve a Autoestima?

Autoestima é o julgamento que você faz a seu respeito, é um processo mental, que tem consequências emocionais. Pode envolver uma variedade de crenças sobre você, como a avaliação de sua própria aparência, capacidade, emoções e comportamentos. Quando você se avalia de forma positiva existe autorrespeito e autoconfiança. Existe uma satisfação em ser quem é.
A autoestima afeta não apenas o que pensamos, mas também como nos sentimos e nos comportamos, e tem ramificações significativas na felicidade e prazer pela vida.
A auto-estima pode desempenhar um papel significativo em sua motivação e sucesso em toda a sua vida. Baixa auto-estima pode impedi-lo de ter sucesso na escola ou no trabalho, porque você não acredita ser capaz de ter sucesso. Por outro lado, ter uma auto-estima saudável pode ajudá-lo a conseguir, porque você navega pela vida com uma atitude positiva e assertiva e acredita que pode alcançar seus objetivos.
Ei, psiu! Sabia que a Autoestima influencia todos os seus resultados e conquistas?
FAQ – Perguntas e Respostas sobre Autoestima:
O que significa a palava Autoestima?
Autoestima é o valor atribuído que cada um faz de si mesmo. Estima. Do latim aestimare : valorar, taxar, julgar.
Para que serve a Autoestima?
A Autoestima é uma espécie de motor que te permite locomover pelos meandros da vida, enfrentar as adversidades e desenvolver o seu potencial, ter um olhar positivo sobre si e a vida, manter relações saudáveis e o autocuidado.
O que significa baixa Autoestima?
Baixa Autoestima é a avaliação individual negativa que uma pessoa faz de si mesmo. Nestes casos a Autoestima não é saudável, pois a pessoa não consegue ver os seus pontos positivos e qualidades, foca nos erros e nos defeitos, normalmente sendo bastante autocrítica. A Autoestima pouco saudável em vez de agir como um motor que impulsiona acaba sendo um freio que atrapalha.
O que é Autoestima positiva?
É uma avaliação geral positiva das qualidades e habilidades. A pessoa reconhece as fraquezas e os erros mas ainda assim consegue se ver de forma positiva. Acreditar em si mesmo e aceitar-se por quem você é, é um fator importante para o sucesso, relacionamentos e felicidade. A autoestima saudável proporciona a crença em nossas habilidades e a motivação para realizá-las, alcançando finalmente a realização à medida que navegamos na vida com uma perspectiva positiva.
Porque uma pessoa tem a Autoestima baixa?
Podem ser vários os motivos e as origens. Quase sempre existe uma ligação em como a pessoa foi tratada na infância e em como ela percebia o valor recebido das pessoas próximas. Situações como traumas, bullying, criação parental rígida, crítico interno severo, fracassos e objetivos irreais podem afetar a Autoestima.
Como saber se eu tenho baixa Autoestima?
Faça uma análise sincera se você consegue identificar e apreciar suas qualidades, se você se julga capaz de enfrentar desafios, se acredita que as outras pessoas não são sempre melhores do que você, se você acredita ser merecedor(a) de boas coisas, se você tem uma necessidade de agradar outras pessoas e ser amado, se você tem dificuldades em falar não e impor a sua vontade. Estes sinais são indicativos. Se você tem dúvidas a este respeito, pode ainda fazer o Teste de Autoestima (Escala Rosenberg). Nesta página você pode ver 30 perguntas para avaliar a Autoestima.
O que fazer para ter mais Autoestima?
Esta é a pergunta que vale um milhão! O que fazer?
Se você fez uma autoavaliação e entende que tem uma baixa autoestima, você pode (e deve) se informar mais sobre o assunto, seguir as orientações e dicas, como as oferecidas pela Academia de Autoestima. Com esforço para mudar os pensamentos e atitudes a maioria das pessoas conseguem mudanças positivas significativas. É possível mudar a forma como você se vê e como você se relaciona com você mesmo. Abaixo você encontra algumas sugestões.
E-book Autoestima: Sistema Imunológico da Mente
*Se você está passando por um quadro depressivo, procure ajuda médica/psicoterapêutica o mais rápido possível. Cuidar da sua saúde mental e das suas emoções é uma forma de autocuidado e demonstração de amor próprio.
TESTE DE AUTOESTIMA (Escala Rosenberg)
importância da autoestima saudável
Fazer escolhas conscientes e assertivas
A Autoestima tem forte influência em todas as escolhas de uma pessoa, de acordo com o quanto ela se julga merecedora e/ou capaz. Consequentemente, a Autoestima influi em todos os resultados.
Relacionamentos interpessoais equilibrados
Por reconhecer o seu valor e perceber-se como uma pessoa que merece ser amada e respeitada, não sujeita-se a relacionamentos abusivos ou faltosos. É menos provável que se crie dependência emocional quando existe uma Autoestima saudável.
Reconhecimento das próprias qualidades
Reconhecer e acolher os próprios dons e as qualidades, sem sentimentos narcisísticos, é característica das pessoas que tem uma Autoestima saudável.
Responsabilidade pessoal e social
Responsabilizar-se pela própria vida e felicidade é característica das pessoas que tem Autoestima saudável. Não colocam-se no papel de vítima e assumem seus erros. A responsabilidade social é uma extensão natural.
Expressar-se com autenticidade
Naturalidade para se expressar, dizer o que pensa, dar a sua opinião; sem medo de julgamento, de ser inadequado ou “falar besteira”.
Olhar positivo sobre si e a vida
Aqueles que tem Autoestima saudável normalmente se veem de forma positiva, o que influencia a forma como veem a vida e as situações.
Consciência do próprio valor
Ter consciência do próprio valor é ponto chave da Autoestima positiva e saudável.
Saber se impor e falar não
Deixa de existir uma constante busca por aceitação e vontade de agradar.
Coragem para agir
Reconhece o próprio valor e confia nas capacidades, assim como também não fica preso na busca pelo perfeccionismo. Assume mais riscos e se expõe com mais naturalidade.
Autocuidado
Por reconhecer o próprio valor e ter autorresponsabilidade, entende a importância do Autocuidado nas diversas áreas da vida, e o pratica. Entende que se colocar em primeiro lugar não é egoísmo.
Conheça o Blog da Academia: